É um país localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália. O país é formado por 17.000+ ilhas, onde as mais famosas são: Bali, Lombok, Sumatra, Java, Borneo, Flores, parte da ilha de Papua e parte da ilha de Timor.

- Capital: Jakarta.
- Idioma oficial: Indonésio.
- Religião: 87% islã, 10% cristão, 2% hindu e 1% outros.
- População: 260 milhões.
- IDH: 0,689.
- Moeda: IDR – Rúpia Indonésia, onde 10.000 IDR = 2,44 BRL (em 22/05/17)
O que levou este país ser o ponto de partida? Cinco Fatores principais, a seguir:
a) Custo de vida.
É muito importante iniciar uma viagem longa ou de duração indeterminada por destinos mais econômicos. Isto porque certamente haverão gastos e despesas que não foram planejados, e resolvê-los em países mais baratos lhe darão um fôlego maior no orçamento.
O site Numbeo compara os custos de vida em diferentes cidades e países no mundo. A comparação feita entre Rio de Janeiro e Denpasar (maior cidade da ilha de Bali e com aproximadamente 800 mil habitantes), mostra que é possível ter o mesmo padrão de vida com metade do valor financeiro, ou seja 50% mais barato! Veja o resultado da simulação que fiz (e você pode fazer uma também):


b) Clima.
A temperatura durante todo o ano fica entre 24-30 oC. Isto implica em não ter que se preocupar com clima adverso: frio, frentes frias, tempestades de neve, etc. A conclusão direta é que não é necessário carregar casacos de frio, botas, agasalhos e demais acessórios de inverno.
Somado a isso, a Indonésia tem mais de 17 mil ilhas! E em qualquer uma delas será possível encontrar clima de praia, onde roupas leves ditam o usual: camiseta, bermuda, chinelos e óculos escuros!

c) Natureza.
Aqui as imagens falam por si só, pois a Indonésia é certamente um país exuberante. A ilha de Bali corrobora com isso e inspira viajantes do mundo inteiro com sua paisagem.


d) Esporte
Surf e mergulho são pedidas certas para quem curte o esporte.
Pesquisando “best country to surf” no google, certamente encontraremos em qualquer link encontrado a Indonésia no Top 10. Um exemplo é este texto que está na legenda da foto da praia de Uluwatu (em Bali).

O mergulho não perde. Quem conhece sobre mergulho sabe que quanto mais os humanos estiverem perto de pontos de mergulho, mais a vida marinha é afugentada. É igual no resto da natureza, os animais são mais frágeis e tem medo do homem. A Indonésia é gratificada com muitas ilhas desertas e inabitadas. Isto preserva seus pontos de mergulho.

e) Espiritualidade e religião.
Quem conhece o hinduísmo sabe que seus praticantes são bastante serenos, bem simpáticos, simples e arrisco dizer que podem ser numa média mais felizes. O fato é que independente de vc ser religioso ou não, aprender sobre as diferentes culturas e hábitos o fará uma pessoa mais compreensiva, melhor. A ilha de Bali é predominantemente Hindu, e pergunte a qualquer um que já foi lá… Pode ter certeza que a impressão das pessoas é a melhor possível!

Um atrativo da Indonésia é aprender mais sobre o Islã. Nas demais ilhas além de Bali, Flores e Timor, a predominância é a prática do Islamismo. É preciso expurgar o preconceito e estudar as outras culturas. Infelizmente é comum escutar do islã somente por atividades ruins no ocidente, principalmente por conta dos pequenos extremistas de pequenas facções do Oriente Médio.

Eu entendo que é uma religião rigorosa sim, e que os direitos das mulheres são infinitamente menores que o dos homens. Aqui não julgo o que está certo ou errado, apenas faço um incentivo ao conhecimento. Afinal de contas é o 2o maior grupo religioso, que após os cristãos (28%), são nada menos que 22% da população mundial. Para instigar a curiosidade, pergunto: Como é que um grupo de comerciantes a cavalo (árabes) conseguiram espalhar tanto uma religião só surgiu no século VI? Indo desde o grande norte da África, dominando o Oriente Médio e até chegar nas ilhas do Pacífico? É curioso.

É isso, consegui enumerar cinco razões para visitar a Indonésia, e a razão de eu a ter escolhido como destino, mas aposto que descobrirei umas outras três! Espero poder compartilhar por aqui as descobertas que virão!
Você aí, conseguiu entender o por quê de escolher a Indonésia?
Até a próxima!
MDElsewhere
Um comentário sobre “Indonésia”
Os comentários estão desativados.