Resultado do Portfólio MD- (Jul/17): +4,1%

A disciplina é fundamental no mundo do atleta profissional. Acordar cedo, seguir dieta de café da manhã, almoço e janta, ou n refeições por dia, dormir no horário ideal, treinos regulares e acompanhamento periódico de performance.

Eu nunca fui atleta profissional e nem cheguei sequer perto disso. Entretanto, ensaiei diversas vezes uma rotina que me auxiliasse a conquistar minhas vitórias pessoais no esporte de corrida de rua.

Quando comecei a correr, uma volta ao redor da praça era muito! Lembro da vez que fiz quatro voltas na praça, foi demais, uma vitória. No total uma volta tinha 460 m somente, mas para mim era bastante coisa. Quando começamos a correr, 5K parece distante e pode ser mesmo no início… mas após cada treino o resultado acaba aparecendo.

Após completar os primeiros 5 km corridos, e até repeti-los com alguma frequência, surge uma motivação para ir além… marca óbvia subsequente são os 10K. Contudo, da mesma forma que os 5K pareciam impossíveis de serem corridos num primeiro momento, os 10K parecem ser o verdadeiro desafio então, e seria dificílimo completá-los.

A realidade porém mostra que treino a treino, corridos 5K numa semana, corrido mais um pouco na outra semana, correndo pela primeira vez a marca de 6K, 7K num outro dia e assim por diante… Não sei explicar, mas um estalo ocorre e o atleta começa a imaginar que os 10K são possíveis. Quem já correu seus primeiros 5K, ou 10K, sabe o que estou falando! No universo da corrida, os próximos passos seriam 15K ou 10 milhas, 21K ou meia-maratona, até os sonhados 42K de uma maratona.

Se o seu mundo não é a corrida, acredito que poderá fazer uma analogia com qualquer outra habilidade que você tem orgulho e desenvolveu na vida… É preciso dedicação.

Escrevo tudo isto por dois pontos que gostaria de compartilhar sobre a trajetória de um investidor:
– Disciplina para planejar e manter o método de investir. No esporte essa disciplina se caracteriza pelo planejamento e frequência dos treinos, que de tempos em tempos devem ser avaliados.
– Construção da habilidade de investidor. Uma casa é feita de tijolo em tijolo, um de cada vez. Os treinos da academia tem a carga do exercício aumentados aos poucos e constantemente. Para vencer os 10K na corrida, é preciso ir vencendo os 5K, 7K e 9K. Não se torna um investidor da noite pro dia. É preciso dedicação e estudo para entender de investimento e diferentes mercados.

Não sou profissional e nem quero ser, apenas gosto do assunto e dou relevância devida, da mesma forma gosto de correr e praticar outros esportes. Escrevi tudo isso para dizer mais uma vez que o processo é longo, e como já disse, é preciso disciplina e paciência.

Todo final de mês registro o desempenho das minhas escolhas financeiras, e com isso aprendo muito sobre meu processo de decisão. Tentarei compartilhar a cada mês o resultado do meu portfólio aqui, na alegria e na tristeza, e desta forma tentarei fomentar a discussão de ideias.

Minha meta é a IF. Vamos em frente!

Captura de Tela 2017-08-01 às 06.38.36
Resultado MD- Jul/17: +4,1%.

Este foi um mais um daqueles meses em que não se pode ficar de fora. O Ibovespa fechou em +4,80%. O IFIX ficou estável em -0,38%. A curva de juros cedeu bastante valorizando muito os meus títulos do tesouro longos NTNB-P 35 e NTNB 50.

Se você não lembra ou não entendeu como eu calculei essas rentabilidades, faça uma pequena leitura onde explico aqui.

Tenho as seguintes notas pessoais para este  Julho/17:

  • Em julho fiz minha primeira compra de opções na bolsa americana.
    Comprei um contrato simbólico com 100 Calls de VIX, com vencimento em 83 dias (17/10) com strike de VIX @ 14, pagando 155 USD + taxas. No momento da compra, VIX @ 9.46. Para quem entende, é pouca coisa, e para quem não entende também. A verdade é que é mais uma barreira que estou passando para trás no entendimento e operacionalização de investimentos no exterior. O processo vai acontecendo aos poucos mesmo.
  • Aportei um pequeno valor que consegui economizar. É pouquíssimo comparado ao patrimônio e aos aportes que já fiz anteriormente, mas o importante é manter a frequência e também entender o valor simbólico de sempre economizar um pouco.
  • Participei do IPO de IRBR3, IRB Brasil Re. Consegui aproximadamente metade do que havia solicitado, mas com o valor no piso da banda, recebendo um Div Yeld bem mais atraente.

Fiz uma alteração no gráfico que acompanho para alocação de recursos. Antes eu o visualizava em estilo pizza, mas agora o mudei para barras, pois aí posso colocar o fator tempo em meses no eixo x. O gráfico agora repassa a ideia da transformação temporal que os ativos desempenham no peso do patrimônio.

Captura de Tela 2017-08-01 às 07.16.24
Alocação MD- atualizada para Ago/17.

 

A alocação para agosto/17 está composta por:

  • 07%: Hedge com Ouro + Dólar + Opções.
  • 39%: Renda Fixa (8% de caixa).
  • 12%: FIIs (11 no total).
  • 42%: Ações brasileiras (39 no total).

Tenho um outro fundo previdenciário PGBL com um valor interessante para colocar futuramente neste gráfico, pois após a incorporação terei uma visão macro ainda melhor dos meus recursos.

Para finalizar o texto, concluo com meu gráfico para atingir a meta da IF.

Captura de Tela 2017-08-01 às 08.18.28
Rendimentos recebidos mensalmente para atingir a meta da IF.

Ao analisar o gráfico, o importante é visualizar que julho mostra-se um mês mais fraco para receber proventos (2016 e 2017), mas uma boa análise percebe que saiu um resultado em julho/16 ruim para a entrada de um julho de 2017 melhor. Ou seja, a Média Móvel de 12M está subindo, andamos pra frente!

O ano está sendo muito bom, mas desempenho passado não garante futuro, então saberemos só depois!

Um abraço!

MDElsewhere

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s