Review: Safari in Sri Lanka

Você sabe o que é um safári?

Safári é uma viagem ou expedição por lugares selvagens ou inexplorados. O termo ganhou abrangência para caça de animais, mas não é o caso que vou descrever!

Atualmente, um safári é uma ida à natureza para visualizar, apreciar e fotografar animais selvagens no seu habitat natural. Estes animais não tem contato direto com humanos, estão em seu território e cumprem sua “rotina” diária de sobrevivência: caçar, buscar alimento, fugir de predadores, beber água de riachos ou poças d’água, descansar, reproduzir… É a natureza em cena.

No sudeste do Sri Lanka, situa-se o Parque Nacional de Yala… Foi lá que fiz o meu 2o safári, o primeiro foi há 4 anos.

Captura de Tela 2017-09-15 às 07.15.09
Localização de Yala.

Cheguei na cidade de Tissamaharama pela noite, vindo das praias do sul Mirissa e Talalla. Agosto é baixa temporada no país, então é fácil conseguir acomodação em cima da hora. Após jantar num restaurante simples local, fui à pousada reservada e acertei o passeio de safari. O pernoite custou 2500 LKR (17 USD) para um quarto triplo com banheiro e ventilador… é o suficiente para quem está interessado só no safari.

O passeio escolhido foi o de 7 horas, que na verdade é de 1 hora de transporte e 6 horas no parque. O custo foi de 5500 LKR (36 USD), e neste preço estão inclusos o transporte com motorista/guia e entrada.

A melhor época do ano para conhecer o parque é de junho a setembro, ele possui cerca de 980 km2 e a temperatura média é de 26,4 oC. Podem checar o site oficial neste link: Yala National Park.

Acordei 4:25 da manhã, para sair às 4:30 e chegar cedo na entrada do parque. O dia ainda estava escuro na chegada à entrada, quando os portões abrem às 6:00. É importante chegar cedo pois os jipes entram no parque por ordem de chegada, então os primeiros a chegar terão o início do passeio mais tranquilo.

O Sri Lanka pode ser chamado de país do Leopardo, pois é o país com a maior densidade destes animais no planeta… aqui eles são os senhores da selva! Além desses felinos, no parque podem ser encontrados elefantes, veados, crocodilos, garças, passarinhos, búfalos e outros animais.

Na época de seca, uma boa estratégia para encontrar os animais é observar poças d’água. Como não há muitas, os animais acabam buscando água aí podemos observá-los com maior chance!

A paisagem do parque também é interessante. Há alguns pontos com vistas inspiradoras!

IMG_3448
Yala Foto 1.

Sem dúvidas, as partes mais empolgantes do passeio foi quando avistamos os elefantes e o leopardo! Ainda que os felinos existam em boa quantidade no parque, acredito que eles sejam os mais raros de se avistar comparado aos outros animais.

Os elefantes não ficam de fora, também garantem bastante emoção quando estão por perto.

Ao meio dia já estava saindo do Parque Nacional, o passeio estava terminando e ainda tinha muita viagem pela frente, pois ainda iria me deslocar para uma cidade mais ao centro do Sri Lanka.

Entrada do Parque Nacional de Yala.

Para finalizar, deixo abaixo algumas outras imagens do passeio!

Bom pessoal, eu acho que tive muita sorte pois consegui ver tudo o que queria!

Safari é assim mesmo, de vez em quando você pode fazer e acabar não vendo um animal que quer, mas a natureza é assim… e no meu caso valeu muito!

Quantos safaris vocês já fizeram?
Quero meu próximo no Quênia, mas nunca se sabe!

Até a próxima!

MDElsewhere

Obs.: os créditos das fotos são para a equipe de expedição MDElsewhere!

Anúncios

Um comentário sobre “Review: Safari in Sri Lanka

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s