Sri Lanka: 3 UNESCO Heritages Sites

Introdução

Olá pessoal, esse texto vai para quem curte civilizações antigas e um pouco de história!

Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a Ásia estava repleta de grandes reinos e cidades desenvolvidas. Hoje são patrimônios da humanidade alguns resquícios dessa época. Eles podem estar mais ou menos preservados, dependendo muito se houve ou não destruição motivada por guerras ou religião. Exemplos destes sítios espetaculares são Angkor no Camboja, Bohrobudur na Indonésia, Bagan em Myanmar, Anuradhapura e Polonnaruwa no Sri Lanka.

Para uma introdução ao Sri Lanka, sugiro ler o texto que escrevi aqui: Sri Lanka.

Os dois povos mais relevantes que formaram o estado do Sri Lanka são os Sinhaleses e os Tâmil. Os Sinhaleses tem raizes na região de Bengala, sim a região do Tigre de Bengala, no nordeste da Índia e em Bangladesh, e habitam principalmente o centro e sul do Sri Lanka, eles são a maioria. Já o povo Tâmil tem origem no sul da Índia, onde inclusive há um estado chamado Tamil, e por proximidade geográfica, habitaram e habitam o norte do Sri Lanka.

Quem não conhece pode pensar que são povos próximos, a realidade ao longo dos séculos passados prova o contrário. O Sri Lanka foi marcado por guerras e disputas entre esses dois povos, e não sendo o bastante, vieram os Portugueses, Holandeses e Ingleses para a disputa também a partir do século XVI.

As estrelas marcadas são (cima para baixo): Anuradhapura, Polonnaruwa, Parque Nacional de Yala e Galle.

O Parque Nacional de Yala pode ser conhecido em outra parte do site. Clique aqui para conhecê-lo.

O Sri Lanka tem 8 sítios considerados patrimônios mundiais pela UNESCO, pude visitar 7, e contarei sobre 3 deles agora… São Anuradhapura, Polonnaruwa e Galle!

Anuradhapura

É patrimônio cultural mundial pela UNESCO. É famosa pelas suas ruínas preservadas, e por ter sido centro do budismo theravada por muitos séculos. Acredita-se que durante desde o século IV BC até o XI DC a cidade foi a capital do povo Sinhalês.

Estupa em restauração da forma original.

O passeio pelas ruínas é bastante interessante. Minha sugestão é alugar bicicleta e andar por toda sua extensão. O local não é delimitado por cercas ou muros, e por isso é aberto para a passagem. Entretetanto, deve-se iniciar pelo museu, pois lá se pode comprar o ingresso (10 USD) de acesso à área. Há alguns guardas espalhados na região para cobrar a apresentação do ingresso.

Clique nas imagens para expandir a visualização!

Polonnaruwa

Também é patrimônio cultural mundial pela UNESCO. No século XI, o rei Rajendra Chola I, vindo da Índia, invadiu o Sri Lanka e tomou o poder em Anuradhapura. Os Sinhaleses recuaram mais ao sul, e sua capital passou a ser Polonnaruwa até o século XIV.

Royal Palace.

Este sítio é mais um passeio mandatório para quem vai ao Sri Lanka. Também recomendo o aluguel de bicicleta para conhecer a região. O bilhete para a entrada deve ser adquirido no museu (10 USD), e diferentemente do sítio de Anuradhapura, os pontos de interesse podem ser visualizados praticamente em um caminho que lhe leva passando ponto a ponto.

Audience Hall.
Via de acesso dentro do parque.

Clique para expandir!

Galle

A cidade foi colonizada pelos Portugueses no século XVI, os quais construíram a fortaleza de Galle, que é hoje o maior forte existente construído por europeus no sul e sudeste da Ásia.

Caminhar na muralha do forte de Galle.
Farol em Gaulle.

Minha sugestão é se hospedar dentro do forte, pois aí vivenciará melhor o ambiente mesclado de arquitetura portuguesa, holandesa e do Sri Lanka. Poderá explorar caminhando, com pausas para apreciar o comportamento local, comer o típico rice and curry (prato principal do país), caminhar por cima da muralha e apreciar o pôr do sol também.

Rice and Curry do Sri Lanka (vários curries).
Praia de Talalla (60 km ou 1,5 h de Galle).

Fechamento

O Sri Lanka é um país bastante interessante e ainda desconhecido pelos brasileiros. É um lugar para quem está disposto a explorar as diferenças de cultura e história, que certamente são importantes para a formação do nosso conhecimento.

Ainda é um país com menos turistas na Ásia, mas o número aumenta ano após ano pois sua abertura ao turismo é muito recente. O Sri Lanka esteve em guerra civil entre Tamils e Sinhaleses de 1983 a 2009!

Eu adquiri meu souvenir dessa viagem: é um ímã de geladeira com a bandeirinha do país!

Sri Lanka

Quem é o próximo a visitar o Sri Lanka?!
Espero que tenham entendido um pouco mais deste país.

Até a próxima!

MDElsewhere

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s