Resultado do Portfólio MD- (Out/17): +0,5%

1. Resultado

O mês de outubro foi o quarto mês positivo de uma sequência de resultados fora da média (e do razoável). Os momentos difíceis e de rentabilidade negativa também virão no futuro.

Captura de Tela 2017-11-01 às 20.28.37.jpg
Resultado do Portfólio MD- em Out/17.

A ciclo da economia de um país depende intrinsicamente da sua taxa básica de juros. O Brasil tem uma das maiores taxas reais de juros do mundo porque tem uma economia indexada, e uma dívida interna com solvência duvidosa.

A queda dos juros reais da economia propicia o fluxo de capital para a economia real, empresas, negócios, consumo, emprego, e um ciclo virtuoso pode ter início.

Entender o básico de macroeconomia já é um conhecimento poderosíssimo para melhorar os investimentos, e como isso decidir entre renda fixa ou variável.

A Selic está em 7,5% e os juros reais aproximadamente em 5%. O que você está fazendo com seus recursos financeiros?

2. Notas Pessoais

A razão para investir está em manter o padrão de consumo quando sua produtividade diminuir (a idade chegará para todos). Além disso, uma carteira de investimentos robusta garante uma suavizada caso você tenha uma mudança inesperada nas finanças: desemprego, doença, infortúnio familiar, etc.

Um método de investimento deve contemplar pelo menos os dois seguintes pontos.

  • Aporte: para ser feito mensalmente, independente dos acontecimentos é preciso separar um pouco sempre (isso evita as desculpas ou tentações de fazer uma comprinha por impulso ou deixar o investimento para depois).
  • Rentabilidade: deve-se ter um registro mensal das rentabilidades dos seus investimentos, pois esta é a única maneira de entender como os ativos performam ao longo do tempo.

Meu aporte em outubro foi para caixa (Tesouro Selic e Fundo DI) para aproveitar oportunidades futuras, pois minha alocação já está elevada em renda variável. O caixa serve para dois pontos: diminuir a volatilidade do portfólio e abocanhar ativos em liquidação nos momentos de pânico do mercado.

Criptomoedas: já tenho uma carteira montada. Reforço que isso não é sugestão de alocação, não sou qualificado para recomendar investimentos.
Deve-se lembrar que o Bitcoin é a criptomoeda mais importante de todas e seu valor de mercado vale mais de 50% de todo o valor em criptomoedas, então logicamente mais de 50% da sua alocação em criptomoedas deve estar em Bitcoin.
O investimento em criptomoedas é de altíssimo risco, e aqui só se deve colocar valores que possam ter perda total.

Captura de Tela 2017-11-01 às 20.36.11
Alocação atual da carteira destinada a Criptomoedas.

3. Alocação de Recursos do Portfólio MD

Ela está apresentada no gráfico abaixo com seu histórico de distribuição entre os ativos.

chart (1)

A alocação em ações continua na máxima histórica, mas com a Selic indo pra mínima histórica, estou confortável com a posição.

Tenho alocado para novembro/17:

  • 06%: Hedge: Ouro + Dólar + Opções.
  • 12%: FIIs.
  • 38%: Renda Fixa + PGBL (Verde e Adam Prev).
  • 43%: Ações brasileiras.
  • 1,3%: Criptomoedas.

4. Proventos Recebidos

O acompanhamento de proventos é bastante interessante, adoro fazer e fico na expectativa se o resultado está aumentando ou não. A evolução do gráfico é sutil e pode até parecer entediante, mas a dificuldade em aumentá-lo é a energia para continuar!

Continuo confiante que essa curva aumentará consideravelmente nos próximos 6-12 meses. Retirei a média móvel de 6 meses pois já tenho uma boa database para a de 12 meses, que continua subindo! Logo chegarei a 30% da minha meta!

chart (2)

É interessante notar que o 1o mês de cada trimestre é o mês em que as empresas do meu portfólio distribuem menos dividendos (jan, mai, jul e out).

5. Fechamento

Continuo muito satisfeito com o resultado temporário das minhas escolhas e da aleatoriedade (ou sorte) que tem me acompanhado.

Já escrevi no mês passado, mas não custa nada e engrandece lembrar:

“If I have seen further than others, it is by Standing on the Shoulders of Giants”.

Vamos nos preparar para o ano de 2018 que será bastante volátil por causa das eleições tupiniquins. Preparemos os nervos e as reservas de caixa para aproveitar os estresses do mercado.

Pretendo colocar num próximo post a minha maior sequência negativa para relembrar os momentos ruins e mostrar que eles realmente acontecem e podem se repetir.

Desempenho passado não garante o futuro, mas mantenhamos o método com disciplina e paciência.

Um abraço!

MDElsewhere going to Nepal soon!

726px-Flag_of_Nepal.svg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s