Resultado do Portfólio MD- (Nov/17): -2,6%

1. Resultado

Finalizando a sequência fantástica de quatro meses no positivo, finalmente tivemos um mês de correção.

Captura de Tela 2017-12-03 às 09.17.30
Resultado do Portfólio MD- em Nov/17: -2,6%. Acumulado em 2017: +24,2%.

Este resultado é natural para quem investe em ativos de risco, é apenas uma foto retirada de um filme inteiro.

A jornada continua!

2. Notas Pessoais

Após tantas altas, já era esperada uma correção. Isso não pode doer ou afetar o investidor de longo prazo, é o caminho natural. Ativos de risco não sobem de forma linear, eles vem e vão em saltos.

Meu aporte em novembro foi muito pequeno, e a maioria foi para caixa (Tesouro Selic ou Fundo DI). É o caixa que fará a grande diferença quando o mercado corrigir forte. Quem tem caixa poderá comprar barato em 2018, pois certamente os preços vão balançar muito com as pesquisas eleitorais.

2.1 Criptomoedas

Como não falar de Bitcoin? A criptomoeda só deu alegrias, e se não fosse por ela o resultado do mês seria muito pior. Se retirarmos a contribuição positiva da megavalorização do BTC e outras, meu resultado mensal seria de -3,2%. Em novembro, minha carteira cripto resultou em incríveis +44,8% de resultado.

Neste mês adicionei Bitcoin Cash (BCC) e o Bitcoin Gold (BTG) após o fork do Bitcoin principal. Hoje o valor que possuo em criptomoedas representa 2% do meu portfólio de investimentos.

Captura de Tela 2017-12-03 às 09.39.30
Alocação atual da carteira destinada para Criptomoedas.

O racional de possuir as criptomoedas continua o mesmo: pouco a perder (só 100%) e muito a ganhar (não sabemos o limite). Não colocarei mais dinheiro novo nelas, somente realocar o que já possuo. Quando (se) o valor em moedas digitais passar de 5% do meu patrimônio, realocarei para outras classes: caixa, títulos de crédito, FIIs, Ações, etc.

Há um ponto importante também em ter moedas digitais para o ano de 2018. Todo país com instabilidade política e econômica tem sua moeda desvalorizada pela fuga de capitais, e como as criptomoedas são “atreladas” ao dólar, esse montante acaba contando especificamente (e com ressalvas) como uma proteção no caso de o Real voltar para cima de 4 reais no caso de eleição de um presidente populista em 2018.

2.2 Análise de Dividend Yeld (DY)

Iniciei neste mês uma análise mais específica da origem dos meus proventos. Calculei o Dividend Yeld (DY) da minha carteira de FIIs. Soma-se o total de proventos recebidos no mês, multiplica-se o resultado por 12 meses e este valor é dividido pelo valor de mercado das cotas. Resultado DY FIIs MD = 6,1%.

3. Alocação de Recursos do Portfólio MD

chart

Neste momento o que eu preciso é ter: caixa, caixa e caixa. Como conseguir?

  • Venda de ações que não quero mais (aguardo janela de preço convidativa).
  • Venda de algumas NTNBs longas que possuo (aguardo janela de preço convidativa).
  • Aportando dinheiro novo no Portfólio (um pouco difícil atualmente).

Tenho alocado para dezembro/17:

  • 06%: Hedge: Ouro + Dólar + Opções.
  • 12%: FIIs.
  • 36%: Renda Fixa + PGBL (Verde e Adam Prev).
  • 43%: Ações brasileiras.
  • 2%: Criptomoedas.

4. Proventos Recebidos

Ótimo resultado em novembro, minha média de proventos recebidos em 12 meses continua aumentando.

chart (2)

IRBR3 e BBAS3 fizeram a alegria distribuindo proventos em novembro. Ainda tenho expectativa de aumento desta média móvel.

5. Fechamento

Ainda estou devendo postar aqui minha maior sequência de resultados negativos para mostrar que tempos difíceis acontecem, mas o ano de 2017 tem sido ótimo.

Para dezembro e para o primeiro trimestre de 2018 eu torço bastante que a (micro) reforma da previdência seja feita. Estou na torcida! Eu entendo que é impossível fazer a reforma perfeita, pois sempre há um jogo de interesses entre as classes e certamente o que é perfeito para um, não é perfeito para todos.

Acredito que as leis e transformações são feitas mesmo aos “trancos e barrancos”, faz uma reforma agora e faz outra depois… ou alguém aí acredita que magicamente que sairá uma lei perfeita, imutável, eterna e que agrade a todos?

Um abraço!

MDElsewhere in Thailand!

2000px-Flag_of_Thailand.svg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s