Los Glaciares – Perito Moreno (Argentina)

Fala pessoal, tudo beleza?
No início deste 2018 o MD Elsewhere visitará a Argentina, Chile, Bolívia e Peru.

Esse post vai para os que quiserem passar seu Tempo OFF na Argentina… Melhor ainda se for com passagem em promoção!

20180205_150912.jpg
Geleira Perito Moreno.

O Parque Nacional Los Glaciares é situado no sudoeste da província argentina de Santa Cruz, cobre uma área de 726.927 ha e foi estabelecido para preservar uma parte significativa do sul dos Andes, geleiras, florestas (bosque andino patagônico) e estepes. É o maior Parque Nacional das áreas protegidas da Argentina.

Captura de Tela 2018-02-17 às 23.12.27
Localização do parque no Google Maps.

Los Glaciares foi classificado em 1981 como Patrimônio Mundial da UNESCO. Geleiras imensas de incrível beleza se situam no parque, como por exemplo Perito Moreno, Upsala, Viedma e Spegazzini.

Cheguei para visitar o parque através do aeroporto de El Calafate (FTE) na Argentina, mas outra opção é pousar em Punta Arenas (PUQ) no Chile. El Calafate é bem mais próximo das entradas do parque e os passeios de lá para Perito Moreno tomam 5,5 h. Do Chile é possível ir facilmente comprando passagens de ônibus a partir das cidades turísticas de Puerto Natales e Punta Arenas, mas conte com mais tempo a partir delas.

De El Calafate, os passeios saem tanto na manhã quanto de tarde e apesar de tomar as 5,5 h já comentadas, você ficará na área de Perito Moreno por 3 h no total.

Eu fui com a Chaltén Travel pela facilidade de reserva dentro da acomodação que estava (e período da tarde). Veja na imagem abaixo as informações de preço e horário que obtive.

20180217_170009
610 ARS (31 USD) para fazer o passeio de 1/2 dia de Calafate à geleira Perito Moreno.

Uma dica relevante é olhar a previsão do tempo na véspera de confirmar o passeio e escolher o período com maior probabilidade de céu limpo. O clima na Patagônia muda muito rápido, em questão de minutos um dia ensolarado vira para céu negro e chuvoso, assim como o vento que está comportado pode começar a soprar intensamente.

Saindo de Calafate às 13:15 h, passamos na portaria do parque nacional para pagar a entrada de 500 ARS (25 USD). É importante anotar o valor em dólares, pois a inflação atual na Argentina está maior que 20% a/a, então todos os valores em pesos argentinos (ARS) escritos nesse post ficarão desatualizados rapidinho, nesta data temos que 1 USD = 19,77 ARS.

O ônibus que me levou fez duas paradas. Uma parada secundária para os que optaram incluir uma navegação de barco no lago (+500 ARS) e ver a geleira pela água também. Essa opção toma aproximadamente uma hora, que será retirada das suas três horas disponíveis para o parque. A parada seguinte, e principal, foi para os que escolheram o passeio básico que nos deixaram no início das passarelas do parque.

Caminhar entre essas duas paradas pela estrada envolve uma subida de morro e toma uns 20 min.

Cheguei no início do circuito das passarelas às 15:00, e de lá as opções de circuito para caminhar são:

Verde: trecho de passarelas pelo bosque do parque, se caminha entre as árvores da Patagônia.
Vermelho: circuito inferior, no qual é possível ver Perito Moreno de altura mirantes mais baixos.
Amarelo: circuito central e mais popular pela simplicidade.
Branco: circuito com acessibilidade facilitada (rampas).
Azul: circuito lateral que liga o circuito amarelo até o píer do passeio de barco, possibilitando apreciação do lago Argentino.

20180217_172401
Detalhe do mapa dos circuitos.

A duração estimada pelo mapa está muito conservadora, e eu recomendo salvarem essa foto acima para se programarem na escolha dos circuitos.

Podem clicar nas fotos abaixo para ampliar as que quiserem melhor visualizar.

Como eu não tinha noção da duração das caminhadas, fui bem rápido no ritmo e nas paradas para fotos. Eu queria fazer tudo e estava com medo de não ter tempo, mas já adianto que consegui!

Se você estiver na mesma pegada (querendo fazer tudo), minha recomendação é: do início buscar o circuito verde e caminhar até seu fim, dobrar à esquerda caindo no vermelho, fazer no sentido horário até chegar no circuito amarelo para ver a geleira nos mirantes frontais e se conectar ao azul para caminhar pelo lago até o píer do barco. O píer fica na primeira parada que descrevi anteriormente, e você pode caminhar pela estrada até onde iniciou o circuito todo (segunda parada). No meu caso que fiz muito rápido, ainda sobrou tempo para eu voltar ao circuito branco e sentar no banco para fazer meu lanche observando Perito Moreno.

Se ficou complicado, olhem a foto do mapa que coloquei antes e o mapinha com o percurso que fiz com o GPS ligado. Usei o aplicativo Sports Tracker, mas gosto muito também do Garmin Connect e do Strava.

Screenshot_20180218-122025
Percurso acompanhado com GPS no Google Earth.

Às 18:00 h pegamos o ônibus na segunda parada e voltamos para Calafate. O ônibus deixou a maioria na rua principal do centrinho da cidade e uma minoria na estação rodoviária.

20180205_161530.jpg
Perito Moreno e barco de passeio.

Perito Moreno foi a primeira geleira que vi, e no momento que escrevo esse texto já pude apreciar a geleira Grey no Chile. Cada uma tem suas características, e as duas são impressionantes!

Que tal viajar para Calafate e visitar Perito Moreno?! Podem me mandar pelo site ou em privado se tiverem dúvidas.

Um abraço.

MDElsewhere in Argentina!Captura de Tela 2018-02-18 às 12.48.31

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s