Como começar a investir em 2 passos

Olá pessoal!

Passei o natal com a família em Florianópolis, cidade na qual um dia ainda poderia morar. Não sou de lá, mas reconheço que o lugar é bom.

Num dos dias antes do natal, fizemos um churrasco muito regado a cervejas. O churrasco estava ótimo, a bebida também. Após muitos assuntos na mesa, veio o papo de investimentos e… POUPANÇA!

Meu primo falou que tinha dinheiro na poupança.

calvin_assustado
Cara do MD quando escuta sobre gente com dinheiro na poupança.

Apesar do susto, está tudo bem. É uma oportunidade de resolver o problema.

Para começar, vamos entender que poupança não é investimento. Investimento é a troca de um benefício que pode ser recebido hoje por um benefício maior amanhã. O problema é que a rentabilidade da poupança é baixíssima, pode ser menor que a inflação, e o mais importante… mata lentamente a variável mais importante da rentabilidade do seu dinheiro: o tempo.

Por isso aqui nesse post, vou mostrar dois passos para quem quer começar a investir.

Primeiro, gostaria de falar sobre o perfil do investidor brasileiro. Os dados abaixo são da Anbima e você pode analisar a pesquisa aqui.

captura de tela 2019-01-12 às 13.42.19

Agora vamos ao que interessa!

Vamos aos dois passos para começar a investir melhor.
Passo 1: abrir uma conta num banco sem tarifa. Abra uma conta no banco Inter.

Captura de Tela 2019-01-12 às 15.38.20.png

Eu sou cliente do banco e o recomendo. Não pago taxas de manutenção, não pago taxas para enviar TEDs, não pago taxas para sacar nos caixas do banco 24 h, e não pago anuidade de cartão de crédito. Além disso, você pode começar a investir em CDBs, LCIs e LCAs melhores do que os de bancos grandes, sem contar com a possibilidade de investir no Tesouro Direto.

O processo de abertura da conta é todo feito pelo aplicativo do celular e demora uns 5 minutos para fazer. Link para a página do Inter.

Passo 2: abrir uma conta numa plataforma de investimentos boa. Abra uma conta no BTG Pactual Digital.

Captura de Tela 2019-01-12 às 15.29.08.png

Sou cliente e também recomendo. Com a conta no BTG Pactual Digital você poderá acessar fundos de investimentos muito superiores, fundos que realmente vão lhe ajudar aos seus objetivos!

Link para o site do BTG Pactual Digital.

No BTG Pactual Digital, você poderá investir no Tesouro Direto, fundos de previdência privada, COE, renda fixa e outros mais.

E aqui faço a minha recomendação a meu primo e todas as outras pessoas com dinheiro na poupança: transfira o valor para o fundo BTG Pactual Digital Tesouro Selic S FI RF.

Captura de Tela 2019-01-12 às 15.15.46.png

É o fundo DI do tipo simples (só investe em tesouro Selic) com a menor taxa de administração do mercado! Bate a poupança de lavada, pois o resultado fica muito próximo ao CDI.

Para quem não tiver R$ 500, que é o valor mínimo para este fundo recomendado, minha alternativa de recomendação é o Tesouro Selic, com investimento inicial mínimo de R$ 100.

Se você quiser comparar com outros fundos, sugiro conhecer uma ferramenta muito maneira, que descrevi num outro post: Estudo de Caso Real: Como Comparar Fundos. Ela é ótima, você pode comparar todos os tipos de fundos de investimento.

Então é isso! Espero que esses dois passos ajudem a quem quer começar a investir, e para os relaxados com dinheiro parado na poupança!

Um abraço e até a próxima!

MD Elsewhere in Brazil

P.S.1: Eu já tive dinheiro na poupança também!

P.S.2: Valeu pela recepção, primo. O churrasco estava bom demaisss!

Next Destination: ?


4 comentários sobre “Como começar a investir em 2 passos

  1. Pro favor, para quem está com 30 mil reais na poupança, qual o investimento que vc sugere hoje(julho/19), do portfólio do BTG Pactual, considerando possibilidade de resgate com prazo de 30 dias.

    Curtir

    1. Olá Carmen :).

      Essa pergunta é complicada pois não sei suas características como investidora e de investimento, tais como: carteira de investimento total, disponibilidade a riso, tolerancia a risco, prazo de investimento, objetivo financeiro, conhecimento dos tipos de investimento e etc…

      Sério mesmo, seria leviano da minha parte indicar algo sem conhecer as totais características de suas necessidades.
      Por fim, em tese não sou qualificado pela Anbima ou Apimec para me atrever a dar sugestões aqui no site, desculpe :).

      Você pode ler esse post aqui para entender como os investimentos pós fixados como o CDI e poupança estão e ficarão ainda menos atrativos…
      https://mdelsewhere.com/2019/05/26/juro-real-cdi/

      Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s