Como começar a investir em 2 passos

Olá pessoal!

Passei o natal com a família em Florianópolis, cidade na qual um dia ainda poderia morar. Não sou de lá, mas reconheço que o lugar é bom.

Num dos dias antes do natal, fizemos um churrasco muito regado a cervejas. O churrasco estava ótimo, a bebida também. Após muitos assuntos na mesa, veio o papo de investimentos e… POUPANÇA!

Meu primo falou que tinha dinheiro na poupança.

calvin_assustado
Cara do MD quando escuta sobre gente com dinheiro na poupança.

Apesar do susto, está tudo bem. É uma oportunidade de resolver o problema.

Para começar, vamos entender que poupança não é investimento. Investimento é a troca de um benefício que pode ser recebido hoje por um benefício maior amanhã. O problema é que a rentabilidade da poupança é baixíssima, pode ser menor que a inflação, e o mais importante… mata lentamente a variável mais importante da rentabilidade do seu dinheiro: o tempo.

Por isso aqui nesse post, vou mostrar dois passos para quem quer começar a investir.

Primeiro, gostaria de falar sobre o perfil do investidor brasileiro. Os dados abaixo são da Anbima e você pode analisar a pesquisa aqui.

captura de tela 2019-01-12 às 13.42.19

Agora vamos ao que interessa!

Vamos aos dois passos para começar a investir melhor.
Passo 1: abrir uma conta num banco sem tarifa. Abra uma conta no banco Inter.

Captura de Tela 2019-01-12 às 15.38.20.png

Eu sou cliente do banco e o recomendo. Não pago taxas de manutenção, não pago taxas para enviar TEDs, não pago taxas para sacar nos caixas do banco 24 h, e não pago anuidade de cartão de crédito. Além disso, você pode começar a investir em CDBs, LCIs e LCAs melhores do que os de bancos grandes, sem contar com a possibilidade de investir no Tesouro Direto.

O processo de abertura da conta é todo feito pelo aplicativo do celular e demora uns 5 minutos para fazer. Link para a página do Inter.

Passo 2: abrir uma conta numa plataforma de investimentos boa. Abra uma conta no BTG Pactual Digital.

Captura de Tela 2019-01-12 às 15.29.08.png

Sou cliente e também recomendo. Com a conta no BTG Pactual Digital você poderá acessar fundos de investimentos muito superiores, fundos que realmente vão lhe ajudar aos seus objetivos!

Link para o site do BTG Pactual Digital.

No BTG Pactual Digital, você poderá investir no Tesouro Direto, fundos de previdência privada, COE, renda fixa e outros mais.

E aqui faço a minha recomendação a meu primo e todas as outras pessoas com dinheiro na poupança: transfira o valor para o fundo BTG Pactual Digital Tesouro Selic S FI RF.

Captura de Tela 2019-01-12 às 15.15.46.png

É o fundo DI do tipo simples (só investe em tesouro Selic) com a menor taxa de administração do mercado! Bate a poupança de lavada, pois o resultado fica muito próximo ao CDI.

Para quem não tiver R$ 500, que é o valor mínimo para este fundo recomendado, minha alternativa de recomendação é o Tesouro Selic, com investimento inicial mínimo de R$ 100.

Se você quiser comparar com outros fundos, sugiro conhecer uma ferramenta muito maneira, que descrevi num outro post: Estudo de Caso Real: Como Comparar Fundos. Ela é ótima, você pode comparar todos os tipos de fundos de investimento.

Então é isso! Espero que esses dois passos ajudem a quem quer começar a investir, e para os relaxados com dinheiro parado na poupança!

Um abraço e até a próxima!

MD Elsewhere in Brazil

P.S.1: Eu já tive dinheiro na poupança também!

P.S.2: Valeu pela recepção, primo. O churrasco estava bom demaisss!

Next Destination: ?

Anúncios

2 comentários sobre “Como começar a investir em 2 passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s