Liberdade Financeira

O que você faria se salário não fosse mais uma necessidade na sua vida?

O que faria se tivesse 10 mil ou 20 mil reais na conta bancária eternamente todos os meses?

Muitos decidiriam viajar, dedicar o tempo para leitura e escrita, realizar projetos comunitários, dedicar-se a esportes de interesse, ou até se mudar para uma cabana na montanha para obter tranquilidade.

xxx

Viajar por tempo indeterminado só é possível quando as finanças estão equilibradas, isto é, receitas maiores que despesas, com superávit ou balanço positivo das contas.

Se isso não ocorrer durante a viagem, certamente terá ocorrido antes para acumular um montante, ou ocorrerá posteriormente para pagar as dívidas. É o resultado de viver em sociedade e entender os termos de troca: consumimos algo aqui para nosso benefício mas provemos o benefício para outra pessoa em troca de renda.

Sigo um método que venho aperfeiçoando ao longo dos anos, através de muito estudo com leitura de livros e textos, assim como debate para aperfeiçoamento de ideias.

Pretendo explicar aos poucos para os que me acompanharem, pois acredito que informação de qualidade deve ser amplamente disponível, debatida e transparente. Espero entregar ideias de qualidade desejada.

Minha escolha para a Independência e Liberdade Financeira é baseada nos pilares de disciplina e paciência.

A Independência Financeira tem algumas variações na definição, mas a essência para mim é:
Ter um padrão de vida/consumo (despesa) menor do que sua geração de renda (receita).

O ponto chave é que essa geração de renda deve vir somente de atividades que você gosta de fazer ou ativos que você gosta de gerenciar, e principalmente você faz isso somente quando você quer.

Isso é bastante importante porque o tempo é o bem mais precioso, e você deve utilizá-lo da forma que lhe deixe mais feliz. Tentando explicar a Independência Financeira de outra forma, ela é o estado no qual naturalmente você faz atividades que gosta quando quer, você recebe renda por isso, e este total é suficiente para pagar suas despesas.

Isto é possível.

Para atingir a IF é preciso um controle mínimo de finanças, e quanto mais cedo suas habilidades financeiras forem desenvolvidas, mais rápido o objetivo será atingido.
Os juros do mundo real são compostos, e quanto mais cedo uma técnica é adquirida, melhor ela será utilizada, aperfeiçoada, e terá maior retorno ao longo do tempo.

Espero contribuir neste espaço com ideias e pensamentos de viagens, culturas, estilos de vida, economia e finanças.

Vamos juntos nesta jornada!

Abaixo deixo um gráfico que atualizo todo mês, ele mostra minha meta de Renda Passiva e meu estado atual para atingi-la.

MDElsewhere

Anúncios